Lula e as eleições
Ao considerar a repercussão do meu post sobre a simpatia que Lula subitamente nutria por José Serra, sinto a necessidade de alguns esclarecimentos:
Primeiro: sou amigo de Lula, tenho por ele admiração, respeito e simpatia. Nem por isso deixo de perceber que o Lula presidente difere bastante do Lula sindicalista e do Lula fundador do PT.
Segundo: o PT pintou como partido autêntico, mas no poder igualou-se aos demais. É a minha opinião, corroborada de resto por algumas verdades factuais.
Terceiro: tenho certeza de que Lula gostaria de colocar Dilma Roussef na presidência e como já disse aqui neste espaço excluo a possibilidade de qualquer tentativa de lançar a candidatura com antecedência para queimá-la rápida e fatalmente,
Quarto: ao falar da simpatia que Lula experimenta por Serra refiro-me a certa fonte por ser boa, embora não possa citá-la. Nada disso significa que Lula estaria disposto a apoiar a candidatura à presidência do governador de São Paulo e muito menos descortinaria a perspectiva de uma aliança entre petistas e tucanos.
Quinto: em uma longa entrevista que fiz com Lula em 2005, lá pelas tantas ele disse textualmente: “Você sabe que eu nunca fui de esquerda”. Retruquei de imediato: não concordo, como líder operário e como fundador do PT, você foi de esquerda sim, e para ser de esquerda não é preciso ler Marx e ter passado uma temporada em Moscou. Citei Norberto Bobbio, para quem, depois da queda do Muro de Berlim, a ideologia de esquerda ficou por conta de quem não se contenta com a afirmação da liberdade e se empenha e favor da igualdade. Aí Lula disse: “Se for assim, claro que sou de esquerda”.
De verdade, a personagem é controversa. Recordo um dia de 1978, casamento de Bárbara, uma das duas filhas de Cláudio Abramo. Compareceram intelectuais e artistas e a liderança nascente do metalúrgico presidente do sindicato de São Bernardo e Diadema de repente virou assunto. Havia ali gente do peso de Mario Pedrosa e Flavio Rangel. Estava também um jovem Eduardo Suplicy. As opiniões a respeito de Lula eram discordantes. Não faltou quem afirmasse que ele era agente duplo, trabalhava para a CIA. No fundo, o debate continua. Para mim, está claro que Lula gostou muito do poder e fez concessões profundas à direita. No entanto, no Brasil de hoje, está à esquerda do tucanato e da mídia nativa. E eu continuaria a votar nele.
Perfil
Mino Carta dirigiu as equipes criadoras do Jornal da Tarde e das revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e CartaCapital, da qual é diretor de redação.
Política do blog
O Blog do Mino agradece comentários feitos por seus leitores, desde que sem ofensas.
Arquivos
06 de janeiro de 2009
Ainda o caso Lacerda
06 de janeiro de 2009
Vi e as lentilhas
06 de janeiro de 2009
Agradecimentos
06 de janeiro de 2009
Minocarthismo e Luis XIV
06 de janeiro de 2009


Comentários
Alisson Bittencourt Bueno de Camargo escreveu em quinta, 18 de dezembro de 2008 às 11:08:Vale ressaltar que o Lula presidente já existia, em germe, no Lula sindicalista-burocrata.
Edison Carvalho escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 22:32:Galvão, É que eles, depois da mãozinha _ não sei explicar por que - do Mino, devem se achar em tamanho estado de êxtase, que agora pregam aos quatro ventos a tal proximidade entre Lula e Serra como a descoberta da maior das verdades!!
Maria Luiza escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 20:30:Lula está à esquerda do tucanato ? à esquerda "quanto" ($) ?
Galvão escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 16:22:Parece que o comentarista osni, baixou aqui num ovni.
Mario Netto escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 15:29:Sobre a simpatia de Lula por Serra, vou além.Há um acordo nos bastidores para que Serra vença em 2010 e faça "o serviço sujo" da limpeza na máquina, desaparelhando a "cumpanheirada" pendurada em cargos e mais cargos.Lula voltaria triunfal em 2014 com a maquina azeitada e enxuta.
joao rosa escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 10:53:Como diz o Presidente Luiz Inacio : NUNCA NA HISTORIA DESSE PAIS (ou em outro conhecido) se processou uma revolução social democratica sem vitimas , com distribuição de renda , dignidade orgulho a um povo sofrido derrotado,esmagado de cima para baixo. O futuro dira, a historia confirmara. Como dito em um post. NO CALOR DA BATALHA NÃO DA PRA VER MUITO LONGE
Clever Mendes de Oliveira escreveu em quinta, 04 de dezembro de 2008 às 00:57:Mino Carta, Uma observação fora do lugar. A ideologia da Veja sempre foi de direita. Deu tratamento de terceiro mundo aos países não-alinhados. Lembro de foto com os dizeres: "alinhados e desalinhados". Infelizmente Veja venceu(Se avaliarmos pelo destino de Fidel, Tito, Assad e outros). No Brasil, ela foi crítica de Geisel (Ponto para Geisel como para Cirne Lima que Veja criticou) Sua análise sobre o Lula assemelha-se a minha. Como brizolista só votei em Lula a partir de 98. Desde então nem ele perdeu meu voto, nem eu, pois não achava que ele pudesse fazer mais do que fez. Creio que os articulistas (Incluo você entre eles), independentemente da ideologia que professam, erram na avaliação da briga PSDB e PT. Embora haja risco do PSDB se tornar um partido de direita, o Serra é mais de esquerda do que todo o PPS, do que grande parte da turma que está no PV (Aqui em Minas há muita gente da direita nesse partido) e do que até muita gente no próprio PT. A falha de vocês articulistas é não perceber que PT e PSDB se separaram para reinar. Juntos, como Aécio tentou emplacar aqui, pode surgir uma surpresa (ninguém explicou como essa surpresa perdeu no segundo turno). O processo democrático só dá vez para pessoas carismáticas. Bush filho ganhou de Gore com o carisma. Serra e FHC ficarem disputando a presidência da República é contrafação do processo. A esquerda sabe da proeza em ganhar eleição com a maioria dos carismáticos na direita. Clever Mendes de Oliveira BH, 3/12/2008
Edison Carvalho escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 23:21:Aqueles que - talvez ingenuamente - sugerem que Lula deveria endurecer no discurso e na ação, no primeiro momento que a Direita bater o pé, colocarão "o rabo entre as pernas" e não hesitarão em deixar 0 Metalúrgico sozinho. Já presenciamos esta cena tempos atrás!! Aliás, a propósito da questão que envolve o nome do Serra, é bom que lembremos que por ocasião da Revolta dos Marinheiros em 64 o então jovem Serra, não se sabe até hoje, com que propósito, fez um violento discurso em favor dos amotinados, que foi motivo inclusive de repreensão do Partido Comunista!!
osni escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 22:33:Mesmo o Lula sindicalista já era um conciliador. Há mais de lenda e fantasia no Lula guerreiro, lutador, radical, do que verdade histórica. O Lula não quis sequer ser sindicalista, o foi por insistência dos metalúrgicos e do seu irmão, Frei Chico, este sim comunista convicto, do partido. O Lula não gostava de política, mas soube aproveitar a oportunidade quando se elegeu pres. do sindicato dos metalúrgicos; tomou gosto pela coisa e não saiu mais. Politicamente, o líder combativo era um conciliador, um negociador. Para a platéia (companheiros) desafiava os patrões, mas nos bastidores negociava. É fato, está na história. Como fundador do partido, foi "usado" pela esquerda guerilheira, que precisava de alguém como ele para chegar ao poder. O Lula realmente nunca foi de esquerda. Tem muito medo de contrariar a minoria branca e poderosa do Brasil, sempre teve. É e foi amigo dos tucanos, FHC, Serra..., fizeram várias campanhas juntos durante as Diretas-já. A briga entre tucanos e petistas só existe na militância, já nos bastidores eles se entendem. Não duvido que o Serra seja o candidato do Lula para 2010. Nunca vi o governador atacar o Lula e a recíproca é verdadeira.
Bel Barbosa escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 18:54:Caro Mino, certa feita, reunido com Leonel Brizola em São Paulo, Capital, cujo registro histórico encontra-se em seu livro, o HoMeM perguntou a Brizola qual era a opinião Dele sobre o PNBC, e Ele respondeu o seguinte: " ... vejo-o com bom olhos, até porque os problemas e desafios que esperam pela sociedade são gigantescos e, diante deles, a classe política precisa pensar grande para realizarmos o grande feito que estamos devendo ao povo brasileiro há mais de 500 anos". Portando, Dany, por mais que vc fique Tristão, a esperança Lula já era, não tem mais jeito não, e o Companheiro Brizola morreu mesmo, foi mais é de tanta decepção. Doravante, esperamos de Lula que seja, pelo menos, a ante-sala da Solução, que, aliás, tem nome: PNBC. Irmão, é preciso coragem, discernimento e reflexão, para que o nosso Brasilzão possa dar o "Pulo de Leão", transformado, estruturalmente, em uma Megaconfederação.
Robson Santos escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 18:54:Apenas para ficar claro... O último post (de 17h46) é a continuação e trecho final do texto que comecou a ser publicado às 16h34. Grato.
Anon escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 18:38:Gostei especialmente da última frase, é a mais contundente sobre o assunto tratado.
Robson Santos escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 17:46:Remar contra tais interesses e seu poderoso aparato midiático é tarefa hercúlea, mas os homens e mulheres de bem deste sofrido povo não podem ficar nesta sinuca de bico. A bandeira de uma esperança mantida já por 500 anos não será arriada e nem pode se acabar apenas nesses quatro anos em que vai se acabando o governo Lula, mas tampouco será reerguida pelo Tucanato e os Pefelês. Merecemos, ainda que mais do que tardiamente, nos libertar desses tipos de %u201Chomens públicos%u201D."
Dani Tristão escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 17:26:Recentemente ouvi uma expressão que me marcou profundamente. "No calor da batalha, não se tem a dimensão da revolução que se está fazendo", dizia o autor. Pois me parece que é exatamente isto que está ocorrendo conosco, petistas. No ambiente político belicista que vivemos, mal percebemos o tamanho da revolução social, cultural e econômica que o Brasil está empreendendo sob liderança especial de um retirante do sertão nordestino, que é também, para desconforto das elites, um operário metalúrgico que não tem a origem palatável dos seus antecessores mandatários da Nação, nos séculos de domínio dos poderosos ou de seus representantes. Sem a farda dos militares, nem o fardão das academias, Lula produz uma revolução que impulsiona o país para outra realidade interna e outro patamar na América Latina e mesmo no cenário internacional onde é cada vez mais valorizada a política de relações externas do Brasil soberano que já não se abaixa mais diante do FMI. É um país que bate recordes na economia, que diminui a miséria, que investe em programas sociais, que aposta na expansão do ensino, que aplica em políticas públicas para as minorias e que defende os direitos humanos, resgatando a parte mais sombria da História brasileira. É este novo Brasil que nós, petistas, pouco vislumbramos, quase cegos em meio à névoa dos embates ideológicos que nos impõem os adversários, escudados pela mídia. E são estes nossos conhecidos adversários, apavorados diante da possibilidade de perder benesses
Dani Tristão escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 17:25:e privilégios, que enxergam com maior clareza o que ocorre a cada novo sucesso da gestão de Lula. Estes mesmos orientam uma estratégia bem definida e insistente: propagam problemas para esconder as mudanças, tecendo críticas repetidas e acusações recorrentes, querendo transformar o presidente Lula em responsável por qualquer mal do país. O estardalhaço da mídia tem o objetivo supremo de desanimar a militância do partido. Sabem que a única possibilidade de derrotar as nossas mudanças não é apenas enganar os menos avisados mas também inocular a desconfiança no nosso militante. Utilizam a desmoralização para desmotivar os militantes. Parte dos que ouvem apenas a versão do adversário esmorece. O desafio que temos pela frente, agora, é fazer um grande balanço para rejeitar esta falsa tese, além de defender e aprofundar as mudanças que o Brasil está vivendo. Ivar Pavan é deputado estadual do PT-RS.
Bel Barbosa escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 17:03:Caro Mino,disse o HoMeM,do PNBC, em seu livro:"... desde criancinha, quando ia de calça curta e descalço à Escola, cedinho, pisando até geada no inverno, no interior paulista, recém-chegado de Sampa à terra de Júlio Prestes,numa época de transição,de crise nacional e de golpe de estado (60/64), em que meu saudoso "Velho" andava numa pindaíba terrível, sempre prestei muita atenção no que os nossos políticos diziam e dizem, esperando deles algo novo de verdade, mas como eles nunca disseram nada nesse sentido, resolvi dizer o que fazer para que tenhamos dias melhores neste país, especialmente as futuras gerações, inclusive elabarando o mapa da mina do novo bem comum que desejo atingir, e do novo caminho, para o novo Brasil, para que ninguém se perca na estrada". Noutro trecho o HoMeM diz:"... ainda jovem e recém-formado (79/80), já trabalhando na capital, minha terra natal, imaginei que Lula pudesse ser o Novo Caminho que buscava, e não hesitei em ser seu aliado de primeira hora. Botei a sua estrela no peito, sofremos à beça toda sorte de ofensas, discriminações e humilhações por muitos anos, pagamos caro demais,mas conseguimos ver ainda em vida o Lula lá. E uma vez lá, depois de toda a nossa luta, de décadas afio, Lula nos disse que tudo que havia dito era bravata de campanha...". Ora, se Lula/PT, e agregados, não têm Projeto Novo para o Brasil, como os seus antecessores (PSDEMB e agregados) também não tiveram, como já restou provado, o HoMeM teMM. Abram alas, Senhores.
Robson Santos escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 16:39:(Continuação...) Lula e seu governo morno, em profunda crise de identidade com a chegada ao poder(?), só não veio em terra ainda porque, de fato, não representa nenhuma ameaça aos interesses daqueles - nacionais e estrangeiros, e seus representantes no Congresso - que sempre se locupletaram por meio de relações escusas com o Estado. Justamente por isso, o presidente e o que resta de seu grupo acreditam que, apesar dos sucessivos escândalos políticos, %u201Cmas que nada afetam os bons(?) rumos da economia%u201D, podem continuar a ser uma opção confiável a esses interesses. Como se não fosse pouco o drama que vivemos, parece termos como grande alternativa o Tucanato e os Pefelês. Velhos conhecidos, e responsáveis, sim - e nisto Lula tem verdade -, por uma herança maldita de privatizações escandalosas e um endividamento irresponsável, obras de um desgoverno ilegítimo e lesa-pátria. Pelo menos é isso o que, estrategicamente, é apresentado ao povo brasileiro pela grande mídia, nada inocente, por meio da cobertura viciada dos candidatos do continuísmo. À semelhança dos sistemas bipartidários %u2013 transplantado agora forçadamente para estas paragens -, não há a mínima possibilidade de êxito para candidaturas e projetos alternativos de poder e de gestão da coisa pública. Projetos que contemplem mais democracia e mais soberania, e menos desigualdade e sujeição à ditadura deste monstro acéfalo dito mercado. Afinal, democracia é governo do, pelo e para o povo. (Continua...)
Robson Santos escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 16:34:Caro Mino, Publiquei este texto no Centro de Mídia Independente, já um tanto descrente, em abril de 2006, antes da reeleição do ex-sindicalista. Estarei muito pessimista? " Sinuca de bico Análise do atual quadro sucessório no País Estamos, já há algum tempo, em estado de choque no País, atônitos, ainda, com o desandar daquela esperança trazida com a chegada ao governo de um genuíno cidadão do povo. Fato inédito. Um outro Silva que sonhou fazê-lo, o Tiradentes - depois de absolverem ou dar penas alternativas aos insurretos de classes mais abastadas -, foi preso, morto e esquartejado, como a alertar a outros que ousassem repetir o feito. Mas agora está lá. Um ex-operário colocou seu retrato entre barões do café, capitães-de-indústria, juristas, sociólogos, enfim, autênticos representantes das classes dominantes que, desde sempre, (des)governam esta nação, mantendo-a, assim, a dormir sobre este berço esplêndido. A despeito das vexaminosas e tão recorrentes práticas de corrupção e aparelhamento do Estado, para extorqui-lo em benefício próprio e/ou visando ao financiamento e manutenção de um projeto de poder, o mais grave, entretanto, para o País e a maioria de seu povo, é a continuidade deste %u201Cprojeto%u201D de governo, apresentado e defendido agora por um presidente cada vez mais enfraquecido em suas juras de inocência, que pouco, ou nada, lembra o candidato com sua história e promessas de outrora. (continua...)
Juliana Teixeira escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 16:25:Texto brilhante. Simples assim.
Giovani de Morais e Silva escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 12:18:Texto brilhante! Entretanto, noto alguma decepção em alguns comentaristas em relação às atitudes do Lula pós-sindical. Muito se comentou sobre o candidato Lula-radical; que o mesmo jamais iria se eleger enquanto não mudasse sua postura de sindicalista. Foi o que ele fez e foi eleito!!! Agora querem que o Presidente Luiz Inácio volte a ser o Lula Metalúrgico do Sindicato é não saber o que se quer.... O mundo mudou e o Lula também. Ele agora é presidente do Brasil e precisa conversar com todas as vertentes políticas para tornar o Brasil governável. Nisso inclui-se o Serra, o Agripino, o Maciel e toda essa tucanalha e demônios da ofídica política brasileira. Sabe o que acontece com quem não admite conversar com os contrários? Cai no ostracismo e no blá-blá-blá improdutivo - A Sra. Heloísa Helena que o diga. Sempre votei no Lula e continuaria votando "ad astra et ultra". O brasil está no caminho certo. Apenas a oposição não vê!
Marc escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 12:00:Mino, Uma duvida me aflige. O que é o Serra, porque tanta gente boa tem simpatia pelo sujeito. Explico: Acredito que dentro do Serra mora um ditador, ele que se dizia de esquerda aliou-se ao que de pior existe em termos de politica, finanças e jornalismo. No entanto figuras que admiro, como o Nassif (na minha opinião um nacionalista conservador) gosta do Serra e você (na minha opinião um social democrata) também tem simpatia pelo dito cujo. Quanto ao Lula, sua analise é perfeita, ele é a encarnação do sonho do operário que deseja ser um pequeno burgues - sem nenhum demérito nisso. Deste ponto de vista, ele continua leal as suas origens, e eu continuo com ele, mesmo sem o entusiasmo de antes. Em tempo: Esta nascendo um outro tipo de liderança? Baseada em novos valores e aspirações? O que representa hoje um delegado Protógenes em comparação ao Lula dos anos 80? Imaginem a situação: Protógenes condenado e exonerado da PF. Se eu fosse o Gilmar Mendes jamais permitiria isso; um herói desempregado.
Sérgio Antônio Bortolini escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 10:43:Caro Mino. Contraponho. Candidato e eleito só tem que ter o mesmo discurso no Legislativo. No Executivo, não. O Lula disse isto ainda como candidato ao primeiro mandato. No Executivo o eleito representa a todos, e não somente os seus eleitores. Ouvi, aprendi, guardei e hoje testemunho. Abraço, Sérgio
frederico binato escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 10:38:Sua análise é muito boa, mas acho que Lula cedeu demais e frustrou toda uma geração por compactuar em excesso com a direita dominante.
Edmundo Adôrno escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 10:15:Sr Geraldo Hasse, Temo que o senhor esteja se valendo deste espço para passar mensagens cifradas. Minha sorte é que tenho um descriptografador instalado. Ao acionar o danado, ante seu código em forma de comentário, acusou: esnobismo. Abrço.
Jussara escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 02:38:A cada dia minha admiração e respeito por você crescem. Suas análises claras e objetivas, fazem bem à nossa alma. Partilho suas percepções sobre o nosso presidente. Obrigado por manter este blog.
Eduardo de Campos Bittenourt escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 02:06:Vi recentemente um filme chamado Greve. Era sobre as greves do ABC em 1978, e, provavelmente, produzido à época. Realmente chega a ser impressionante. Via o filme e pensava comigo, não posso ter sido tão francamente enganado nos meus anseios de mudança e na confiança da representação democrática: Lula já foi um lider operário e o PT criado na esteira daquele movimento e do movimento de redemocratização, certamente encarnou os anseios de mudança daquela nossa quadra final de século. Esperanças frustradas, este parece ser o desaguadouro daqueles que anceiam por mudanças neste nosso país. MDB, Diretas, Constituição, PT, qual o próxima esperança a ser frustrada? Este talvez o único saldo positivo, a importância do exercício da desconfiança e de estar sempre atento. Diferente de você Mino, não consigo mais votar no PT. E acho que durante muito tempo a desconfiança irá me acompanhar. Que falta faz o Profeta Faoro.
Tereza escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 01:53:Concordo totalmente com cada linha deste texto!
Denise escreveu em quarta, 03 de dezembro de 2008 às 01:19:o danilo expressou bem a idéia esquerdista. "fechem a oposição"!, gritam os amigos de lula. sou petista, mas tolerar certos argumentos é uma vergonha ao esquerdismo..
Heber escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 23:09:Se der Tucanos em 2010, meu neto Gael, Folco assim como eu e o de Dante, não terá mais o país (vendido) de que se orgulhar.
Tato de Macedo escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 22:20:Caro Mino, Quando você afirma que continuará votando nele, refere-se à candidata que ele indicar para 2010, não? E se ele indicar um poste? Permita-me responder: Colocarei luz neste poste para que ilumine os caminhos do Brasil. No entanto, meu desejo maior é que Heloisa Helena se candidate. Caso isso corra, meu voto é dela em 1º turno. No 2º turno, votarei até em poste por não desejar ao país as agrúrias dos abjetos que residem no Palácio dos Bandeirantes. abraços
Sylvia Manzano escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 21:09:Melhorou bastante, mas esse papo que a fonte é boa, mas não posso citar, o iguala com todos os demais jornalistas e sinceramente lendo o que disse, senti aquele característico enjôo de estômago que sentia no tempo em que lia a "Folha" e assistia o JN. Do nada, eles vão lançando suspeitas e mais suspeitas, envenenando o governo Lula e o PT. Vocês fariam melhor? Acham que foi fácil fazer tudo que Lula e o PT fizeram até agora pelo Brasil?
Luiz Carlos de Moraes e Silva escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 21:02:Outra coisa que acho que caberia historicamente ao Lula seria a nossa, finalmente, Guerra Civil (que falta nos faz uma) A redenção do Brasil passa inevitavelmente por uma e só assim, a História acertaria as contas com essa minoria branca...
Luiz Carlos de Moraes e Silva escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 20:57:Mino, Lula perdeu a graça que irradiava nos comícios de 1989 com toda aquela gente boa a circundá-lo...Lembro de um artigo do Raymundo Faoro em que justificava seu voto em Lula ao percebê-lo o NÃO capitão-mor das tradicionalíssimas capitanias hereditárias da política tupiniquim... Será que Lula também não se tornou um donatário? Acho que o Faoro deve se revirar muito onde estiver.
Felipe B Dieguez escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 19:54:Tô contigo e não abro!
Danilo escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 19:53:O Lula tem que aproveitar seus últimos 2 anos na presidência para de todas formas enfraquecer a mídia demotucana e o poder que elas representam no país. Isso porque, a partir de janeiro de 2011, Lula vai ser vítima de uma campanha pesada e violentissima para desestruturar sua figura e imagem, no intuito de não vê-lo no poder nunca mais. Lula tem que partir ao ataque agora, quando está popular e tem poder de fogo, porque em 2011, sem muitas condições de reação vai ser linchado pela mídia branco elitista.
Maria escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 19:41:Mino, concordo com você sobre o perfil do Lula, por isto, não voto no rapaz mais. Algo ainda está por vir. Exemplo disto é o fato do Dirceu, mesmo com todos os indícios de que a Dilma tem o apoio do Lula, não 'bater' na mesma, como reiteradamente faz com os possíveis companheiros de partido. Portanto, algo passa por este triângulo que ainda não está claro. Quanto à proximidade de Lula com Serra e outros tucanos? Pública e notória comunhão de interesses e projetos. Acho que está muito cedo para afirmar se haverá ou não aliança entre pt e psdb, mas, saindo do eixo SP, as vitrines apontam sim para uma congregação de partidos. A provável opção de Lula será o psdb de Minas. Por cá, o cheiro é de que o Aécio seja arremessado para o pmdb, portanto, este e o pt cairiam um nos braços do outro. É questão de amor eterno: amor ao projeto pessoal dos caciques de cá com o grande amor que Lula aperfeiçoou pelo 'puder'! Por vezes, os pobres mortais de cá mencionam o Dirceu no convívio direto com 'os grandes nomes das Gerais'. Com certeza o moço não está em busca de suas raízes. Você já pescou na sua fonte alguma referência sobre tais fatos??? Conta, vai...rsrsrsrs
Marcos Leonel escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 18:52:Também votaria, pois sempre votei, mas concordo plenamente com os comentários de Mimo, pode melhorar muito ainda tem tempo e precisa ser rápido.
Jacaré escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 18:50:Caro Mino, por que levas a sério o Serra, o pré-candidato autoritário da elite branca? Governar sem imprensa não é o mesmo que ditadura? Dizem que o Mr. Burns brasileiro pede cabeças nas redações de SP...
José Alício Vasquez da Cruz escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 18:46:Perto de PSDB/DEM/PPS,por pior que seja, ainda voto no PT.
Osvaldo Luiz Ribeiro escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 18:18:Mino, amota aí mais um do teu lado, o que significa que, como a esmagadora maioria dos comentadores do post, também eu o apoio. Ainda voto em Lula, ainda. Se não por Lula em si, como já foi há algum tempo, certamente, indiscutivelmente pelo que se tem de "opção". Eu confesso que não entendo muita coisa desse jogo - nem sei mesmo se estamos ganhando, quero dizer, assim, pra valer. Mas voto nela por uma questão ideológica - esquerda. Não cheguei ao cinismo de direita, ainda.
Marcelo Azerêdo escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 18:15:É impressionante como o uso de expressões como: "peremptória", "pasticha" ou "maniqueísmo esquemático ou esquematismo maniqueísta", escondem a mesma ideologia que tudo permite ao "intelectual da Sorbone" e tudo condena ao "operário em construção" de um país - um pouco - melhor. É a velha história do verniz, que só serve para "abrilhantar" intenções (usando do mesmo expediente) das mais "pútridas"...
Márcio Rodrigues escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 17:14:Caro Mino, as palavras têm poder e uma vez externadas ganham dimensões planetárias e se materializam no tempo e no espaço, para o bem ou para o mal. O seu Blog, entre outros do mesmo nível, dos quais participam pessoas idealistas, de avançado grau de consciência, que conseguem enxergar a realidade das coisas além da camisa-de-força partidária, religiosa, financeira, lucrativa,etc, está formando um nova sintonia de vanguarda muito além da cognição rastaquera, mesquinha e pobre de espírito dos partidos e seus caciques, que vaí acabar forçando-os, naturalmente, a abraçar essa novíssima movimentação social rumo ao descortino de novos horizontes, até para não desaparecerem do mapa, porque não existe Político que, no frigir dos ovos, não acabe querendo aquilo que a sociedade (a patroa) resolveu querer. E a nosso ver, agora, chegou o Momento D a sociedade, unida e mobilizada, em torno de um grande e novo ideal, dizer aos políticos e partidos, em 2010, o que fazer com o Brasil, doravante. Até porque, agora, depois do fenômeno Lula, queremos mais, muito mais, do que o eterno continuismo da mesmice do petucanodemista e agregados.
Paulo de Freitas Dias Filho escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 17:04:sua fonte seria o Beluzzo? Ele é próximo ao Lula, você e Serra. Estou apenas testando hipóteses...rs.
Giovane Gil ( Mineirin ) escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:57:Nossa geraldo hasse, voce não quer me dar umas aulas de portugues herudito, te pago com uns chopps. O Mino nos engrandesse de sermos brasileiros.
MRCL MARANATA escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:36:A direita é uma das causas do atraso deste país. Se com o Lula o país se desenvolveu, não pode, por isso, ser denominado de direita. Jamais!
vanda escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:34:Giovane Gil, disse: Tucanos nunca.Amen. ...continuando: Tucanos jamais.Amém. (repetir todo dia como um MANTRA)
vanda escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:30:Eu também continuaria a votar em LULA, logo agora em 2010 se fosse possivel.
Fábio de Oliveira Ribeiro escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:22:O Brasil é uma adorável bagunça. Lula diz que nunca foi de esquerda, mas acabou "fondo" (como o diria o Rogério Magri, aquele que nunca fez falta na vida pública). O José "miss" Serra jura de pé junta que não é de direita, mas não passa de um autêntico clone do Marco Maciel (aquele que ficaria muito bem ao lado do Magri ou até no lugar do Serra - um direitista autentico é sempre melhor que seu clone). FHC, coitadinho, "comanda" como se fosse Presidente mas não controla nem a beixiga. O Ministro da Defesa está no ataque... ataca o próprio governo e o governo não se defende dele (existem razões que até a própria Razão de Estado ignora). O Presidente do STF, que chama o Chefe do Executivo "às falas" como se fosse o imperador do Brasil, usa uma toga preta e... demonstra publicamente que gostaria de ser visto como se estivesse vestido com um manto branco ornado com apliques flor-de-lis feitas de fios ouro (alguém precisa lhe dizer que Napoleão foi francês, transformava ardilosamente as retiradas em vitória e quando se realmente precisou se retirar da Russia perdeu o império e foi exilado). A mídia insana mostra o mundo de ponta cabeças como se estivesse em pé. Alguns gatos pingados dizem que o mundo de ponta-cabeças está realmente de ponta-cabeças mas são ostilizados pelos intelectuais (aqueles que deviam ver além das aparências aparentemente pretendem manter a essência deste nosso mundo cão intacto). Toda em frente Mino...Com o carnaval chegando a revolução será novamente adiada.
Luiz Moraes escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:21:Em tempo e urgente: E tem mais! A tão sonhada transição da Ditadura, para Dita-Democracia, só esta sendo feita AGORA! Não a dos Militares para os Politicos, esta já foi feita... . "Digo a transição, da córja dos parasita, que sugaram os militares e se lambuzaram (chafurdaram), na nossa fatia do bolo que cresceu (lembra!). É, pois é... LULA, que é o "verdadeiro" governo de transição: [Da elite Imperalista, para a tão falada Miscigenação Brasileira]. "DESCULPEM O TRANSTORNO, ESTAMOS EM REFORMA". Brasil, um País que será de TODOS.......
Orides escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:15:Caro Mino, Sou, sempre fui eleitor de Lula. Mas se mantiver a injustiça contra o Paulo Lacerda, jamais votarei nele novamente. Tento viver honestamente e dar este exemplo a meus filho. A ninguém, muito menos ao Sr. Presidente, que deve dar o exemplo, eu darei crédito por castigar os que, destemidamente, tentam enfrentar os poderosos. Se não for assim, você acha que tem algum sentido sua esperança no futuro de nossa nação?
Álvaro escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:08:Tio Mino! Vamos deixar as coisas claras: Não há a perspectiva de uma aliança entre petistas e tucanos. A alinça entre tucanos petistas e tucanos peessedebistas está selada desde 1999, com papel passado. Chama-se Carta ao Povo Brasileiro e foi assinada por Lula em 22 de junho de 2002, numa espécie de pedido de licença para tomar posse. É só googlar o termo para lê-lo na íntegra. O mais, tio, é conversa fiada.
Jose Humberto Alves dos Santos escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 16:05:Eu também votaria nele; não penso c/o Chaves("já que tem 70% de aprovação porque não se muda a Constituição")mas discordo de voce, acho que a "dama de ferro" é algo novo e o sr. Serra, algo que já tivemos e não foi bom
Julio escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:52:Caro Mino, concordo plenamente com voce, acho que nosso presidente deveria ter mais apego ao povo que ao poder. Sempre votei no Lula por achar que era(ou é) a melhor escolha, claro que eu sabia que não esta elegendo um Fidel, não esperava ações super radicais , mas tambem não esperava ter um representante da clase operaria tão submisso a setores que na verdade querem se manter ao lado do poder custe o que custar.
Ricardo Zanoni escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:45:Também continuaria votar nele, desde que não tivesse, e parece que não teria, alternativa. Contudo estar à esquerda do tucanato e da mídia nativa, tal como essas instâncias hoje se comportam, não é lá grande dificuldade.
Geraldo Hasse escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:37:Um voto de louvor ao redator pela clareza e objetividade sobre assunto tão controverso. O quinto item enriquece a história e as últimas orações são perfeitas. Que o Divino continue espargindo luz sobre suas cãs
Breno Gonzaga escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:32:Votarei em qualquer candidato que não seja do PSDB/DEM e afins. Lula me decepcionou muitas e muitas vezes. Mas ainda assim, seu governo está anos luz à frente do invejoso FHC. Em passos de formiga fez alguns acertos pontuais e corretos. Também tenho a impressão que a luz do poder começa a cegar os olhos do presidente da república. Só espero que a prosperidade continue avançando e a redução das desigualdades sociais sejam mais contundentes, para o bem de toda nação tupiniquim.
Dante Pessoa escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:31:Para surpresa e decepção de muitos, não há como negar que o Serra está ä esquerda de Lula. E nem um pasticha da tese bobbiana, como este servido pelo dono do blog, pode servir para desmentir isso. Aliás, o refinamento do pensador italiano o afastava peremptoriamente de qualquer maniqueísmo equemático ou esquematismo maniqueísta. Quem leu o livro "Qual Socialismo?", sabe sua verdadeira opinião sobre o tema e que esta não se resume a uma boutade reducionista. Aliás, no emblemático conflito entre os valores LIBERDADE e IGUALDADE, o Bobbio sempre defendeu como precondição para a garantia de uma RELATIVA igualdade a defesa da liberdade.Esse tipo de mandracaria teórica com o intuito de satanizar oponentes parece ser uma especialidade do blog, que já chegou ao paroxismo de dizer que Stálin foi de direita. Na verdade, considero o atual presidente uma sopa ideológica com ingredientes de pragmatismo no campo macroeconômico e na política de alianças, esquerdismo na esfera das políticas sociais e de populismo direitista no discurso, que nada mais passa que uma emolução do paternalismo salvacionista do varguismo, com as inevitáveis pitadas de cooptação do sindicalismo, bem ao estilo facista. O resto é lorota e de quem se refere ao presidente como "Nosso Lula". Poupe-me.
carlos pereira escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:31:Um belo registro Mino, como sempre! O segundo voto é meu.
Luiz Moraes escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:28:hááá!!!!!!! Sendo assim, então uma "mansão" com 3 telhas de vidro, será sempre uma mansão! Digo, melhor que um barraco com telhas colôniais... Disto posto Sr. Carta, esqueçamos Daniel Dantas, e vamos salvar o "sapo barbudo" (engolidor de outros sapos)!... Mino, Mino...entenda: "É melhor perder uma batalha, do que perder a GUERRA"! [É Dilma 2010, e fim de papo]
Luiz Balestrero escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:17:Completo!Perfeito!Como sempre necessito ter um vulto pra exaltar e sentir-me vivo e crendo na boa vontade e no Bem,deixo o Lula presidente de lado a transfiro minhas esperanças em Fausto De Sanctis.....coragem,competencia,honra,honestidade,seriedade,habemus lider....aguardo ansioso os Poats sobre o asunto e a proxima Careta Capital.....
Giovane Gil escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:07:O blog do Mino me censurou só porque eu chamei o serrrrra de asqueroso,alem do mais nós não podemos retroceder nas conquistas sociais.Tucanos nunca.Amen.
Ricardo Lemos escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 15:01:Passei mais da metade de minha vida sonhando com o PT no poder. Lula eleito, logo ficou claro nossas diferenças. Acreditava na construção de uma midia democrática, numa reforma agrária direcionada para outra politica agricola, voltada para a diversidade produtiva e para o mercado interno, com respeito ao meio ambiente, uma politica de direitos humanos, investimento em educação, moradia, transporte público e planejamento urbano adequado para, principalmente, as grandes cidades. Não me considero uma pessoa tão exigente com o governo Lula. Mas vejo que os caminhos foram outros: José Dirceu, depois de tudo, com poder na Policia Federal, Daniel Dantas, Gilmar Mendes e tantos outros que nos dão motivo de sobra para tanta vergonha, aliados de Lula, pessoa que tanto sonhei no Poder. Não para isto, é claro. Vivendo e aprendendo.
Antonio Carlos Alves Pereira escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:48:Prezadíssimo Mino Carta, prezados frequentadores do blog; Subscrevo integralmente o "post" nas informações e nas opiniões. Aliás, causa espécie a conduta de certos tucanos de alta plumagem de hoje em dia... Vários deles, recordo-me bem, criticavam asperamente o Lula por este último posicionar-se criticamente em relação aos regimes ditos socialistas que vicejavam na outrora cortina de ferro. Diziam, de fato, que ele havia estudado nos Estados Unidos, vejam só, e que era um elemento infiltrado da CIA para desestabilizar nossos vetustos partidos comunistas. A partir de 89, estas mesmas exóticas criaturas passaram a argumentar às avessas, procurando vincular Lula aos regimes (supostamente) comunistas destroçados na Europa do Leste. Se há algo que posso afirmar por conta desses longos anos a observar Lula é que ele pouco se preocupou em agradar uma certa esquerda que mais me parece aquela eguinha frívola, personagem de Orwell na sua "Revolução dos Bichos". Sou de esquerda, que fique bem claro. Mas confesso sentir um irritado cansaço diante da frivolidade de uma certa esquerdinha, sobretudo aquela que compõe uma certa intelectualidade cheia de fricotes e que vive a saracotear em ambientes ditos "culturais" no Rio e em SP. São os eleitores do Gabeira e do Serra de um lado, e os peregrinos seguidores do Zé Dirceu, do outro. Esse pessoalzinho é mais chato do que filme iraniano em slow motion.
Fernando escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:47:Mino, continuaria a votar nele mesmo depois dessas demonstracoes de fraqueza ao aceitar ser chamado as falas, afastar Lacerda, deixar PF e Min da Justica serem manipulados. Esse episodio nem os mais tolerantes engolem.
Giovanni Gouveia escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:44:Sobre ser esquerda ou não, Lula iniciou sua vida militante no sindicato, reconhecendo-se, portanto, como classe social (classe em si), depois fundou um partido em defesa dos interesses dos trabalhadores (classe para si), nada mais marxista que isso...
Juliano Lacerda escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:41:Prezado Mino, o problema do petismo é que ele não gosta de ouvir as verdades que não lhe convém. E é esse nefasto fanatismo, tipo "Requião sempre tem razão", que vai continuar obstruindo e retardando a verdadeira Solução para o povo brasileiro, que, aliás, é apartidária, além do PT-PSDB e agregados. Repleto de razão, a nosso ver, quando dizes que o PT, assim como todas as demais siglas partidárias estão na mesma vala comum, até porque trata-se um fato público e notório. Essa gente precisa entender que quando aplicamos aqui umas palmadas corretivas no PT, estamos atingindo também o seu irmão siamês, o PSDB, que, aliás, significa de fato retrocesso em relação àquele, tendo em vista que padece de vícios de linhagem ainda piores. Os primos e agregados deles então, PMDB, DEM, PDT,PTB, PSB e Cia, sem comentários. Tudo bem, ninguém é perfeito. Aliás, não estou aqui para ficar apontando defeitos dos outros, mas apenas cobrar Solução. E Nesse sentido é o caso de perguntar o que PT-PSDB e agregados têm de novo e diferente para oferecer ao povo brasileiro em 2010. Nada, absolutamente nada, apenas continuismo da mesmice, ou seja, mais dos mesmos. E é disso que já estamos todos com o saco cheio. E por falar em saco, o Clóvis Rossi escreveu outro dia um artigo com esse título: " O homem do saco", do qual morria de medo quando criança. Todavia, a nosso ver, o homem que vai pegá-los todos de jeito em 2010 é outro, é o HoMeM do Mapa da Mina.
Flavio Médici da Silva escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:38:Votei pela primeira vez, com 17 anos, para presidente em 1989. Votei em Lula. Apesar de alguns parentes, à época, criticarem minha decisão, fiz com convicção de um jovem sem medo de mudança. Nunca me arrependi, sempre votei em Lula para presidente. Comparando o governo Lula a um jogo de futebol (como bem gosta o próprio presidente) acredito que todos nós (especialmente os de esquerda, oriundos do movimento popular) gostaríamos que o jogo estivesse 6x0 com nosso time dando lençol no meio de campo. Mas não está. Entretanto, acredito com a mesma forma de convicção com a qual votei em Lula pela primeira vez: este jogo nós estamos vencendo, pois tem mais coisas boas que ruins. Vale lembrar, que igual ao jogo de futebol não se entra em campo sozinho e o adversário também joga para fazer gols e evitar os nossos. Ah, sim! se Lula for novamente candidato, seja em 2010 ou 2014 votarei novamente nele.
CARLOS GRAÇA ARANHA escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:29:Mino, respeito muito sua opinião. Como você, admiro Lula. Votei nele. Há claros sinais de diferenças entre este governo e os anteriores. A temática social exsurge de cada ato governamental. O insofismável sacerdócio presidencial requisita, como presunção, disponibilidade para conceder, ceder, exigir, solicitar, por, contrapor, mas, sinceramente, tem sido demais. Tergiversar com a dignidade é inconcebível. Andaram guinando à direita demais, e o pior, essa direita que nem sabe o que é ser direita na acepção ideológica da palavra, posto que simplesmente, não há ideologias em disputa, mas tetas, muitas, todas da "viúva". Embora seja mesmo sacerdócio a presidência, quando se está com a moral à frente dos atos, quando o caráter não permite a defenestração do bom senso de justiça, quando se age em desfavor do indivíduo, sublimando e trazendo pujança ao interesse coletivo, não há que se falar que os fins justificam os meios e, assim, menos elástica a moldura do caráter. Sinto uma profunda decepção, às raias da desilusão quanto a este governo, principalmente em razão da pífia reação diante da Satiagraha. Não pensemos que Lula guarde na manga cartas que explodirão os canalhas e os escrotos logo a seguir. Perdeu as cartas e as mangas. Perde um momento histórico de se livrar dos visgos, mas escolheu um lado. O errado! Sinto-me vilipendiado e vítima de um estelionato eleitoral, ainda que seja um governo melhor que os anteriores. Não voto mais, conscientemente. Compareço, a lei me obriga.
Luiz Henrique Mendes, estudante de jornalismo escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:24:Mino, Suas análises a respeito do PT são brilhantes. Concordo com o que disse sobre Lula. Um pergunta: você acha que com Dilma presidente o Brasil estaria à esquerda ou à direita de Lula? Aproveitando de seu fino conhecimento, o que será do PT? Tem jeito de criar boas lideranças ou estará fadado a mesmice?
jairo batista dos santos escreveu em terça, 02 de dezembro de 2008 às 14:20:Mino Concordo em número, gênero e grau. o governo Lula é muito melhor que o governo FHC, mas poderia ter feito muito mais. P.S.: Daniel Dantas, o banqueiro orelhudo, acabou de ser condenado pelo juiz Fausto Martin de Sanctis. Que tal um post sobre o assunto.